segunda-feira, 31 de maio de 2010

GINCANA DA FENARROZ

As turmas do turno da tarde da nossa escola, estão participando de uma gincana que tem como tema a FENARROZ. A gincana teve início no dia 10 de maio.
As equipes:
Céu Azul- prof.Claudete
Arrozeiros- prof. Paula
Arrozitos Amarelos- prof.Luciane
Equipe Ouro- prof.Luci
A turma dos arrozais- prof.Fabiane
Equipe da paz- prof. Rosane
Super Arrozitos- prof. Carmem
Colheita Feliz- prof. Ana Sueli









As equipes tem uma professora coordenadora e são mistas com alunos do pré ao 4º ano. As últimas provas da gincana serão realizadas na tarde de hoje.






DESFILE DA 16ª FENARROZ

Nossa escola participou do desfile da 16ª FENARROZ.








As alunas apresentaram uma coreografia representando as Ninfas.





quinta-feira, 6 de maio de 2010

HOMENAGEM PARA AS MÃES

Na quarta-feira dia 05 de maio as 19 horas e 30minutos foi realizada a atividade em homenagens as mães pelos alunos de nossa escola. A atividade aconteceu no salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bairro Oliveira.
Os alunos apresentaram canções e também um jogral.









As professoras e funcionárias também foram homenageadas.



CHEGOU O MÊS DE MAIO E COM ELE O DIA DAS MÃES


Como o dia das mães se aproxima nossa escola já está decorada para homenageá-las.








quinta-feira, 15 de abril de 2010

18 DE ABRIL DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL MONTEIRO LOBATO

Monteiro Lobato
Biografia, obras e estilo literário


Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. 
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. 
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. 
No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.






Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura "aposentadoria". Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a população mundial como um todo. E, há lugar para todos, felizmente!


"O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras. Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento"

Nossa Escola procura sempre incentivar a leitura. Da pré-escola ao 4º ano todas as semanas as turmas tem uma hora do conto, do 5º ao 9º ano é realizada a hora da leitura em sala de aula.







Alunos do 9º ano na hora da leitura com a professora Adriane






Alunos do 5º ano na hora da leitura com a professora Nilza.




terça-feira, 6 de abril de 2010

CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA

Na quarta-feira dia 31 de março foi realizada a celebração de Páscoa da nossa escola, que contou com a presença de alunos, pais, professores e comunidade. Foi feita a encenação do Calvário de Jesus,por alunos de nossa Escola, apresentando situações atuais e fazendo referência ao tema da Campanha da Fraternidadde.













Foram também apresentadas, pelos alunos, canções com o tema da Páscoa, Paz e Campanha da Fraternidade 2010.







Antes do encerramento da Celebração foi feito o sorteio e a entraga da Cesta de Páscoa.